
Corrida melhor! 5 dicas para correr acima do peso
21/07/2025Surgido nos Estados Unidos na década de 90, o CrossFit é um esporte que tem raízes do atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso.
Por isso, é uma modalidade esportiva bastante dinâmica. Ou seja, ela combina exercícios funcionais e aeróbicos capazes de proporcionar:
- Mais condicionamento físico e resistência;
- Melhora na capacidade cardiorrespiratória;
- Definição muscular;
- Além de rápida perda de gordura corporal.
Os exercícios funcionais são aqueles movimentos que se caracterizam por serem realizados no cotidiano. Já os aeróbicos são aqueles praticados em alta intensidade, como a corrida, por exemplo.
Essa combinação traz ganhos para o corpo em termos fisiológicos, mas também benefícios para a saúde mental. Isso porque, ao fazer CrossFit, há a produção e liberação de hormônios relacionados à sensação de bem-estar.
E é sobre esse esporte que vamos tratar hoje!
Como funciona um treino de CrossFit?
Em média, os treinos de crossfit duram uma hora e geralmente são divididos em três partes. São elas:
- Aquecimento;
- Alongamento dinâmico;
- WOD (Workout of the Day).
O aquecimento, como em todas as atividades físicas, é a tarefa pré-treino indispensável para ajudar na prevenção de lesões. Isso porque seu objetivo é aquecer os músculos e deixá-los preparados para o treinamento.
No alongamento dinâmico, os praticantes vão aperfeiçoar os movimentos, trabalhar a técnica e experimentar cargas diferentes. Tudo com o objetivo de se antecipar para a próxima etapa do treinamento: o Workout of the Day.
A terceira e última parte do treinamento, o WOD, se resume em praticar os exercícios trabalhados na fase anterior, mas com maior intensidade e dentro do tempo pré-estabelecido.
Aqui, as pessoas são submetidas aos exercícios de levantar pesos, agachar e subir em cordas. Essa parte é muito importante porque é nela que os benefícios são conquistados.
Adaptando ao grau atlético de cada um, no WOD são realizadas várias séries de exercícios, no menor tempo possível, e com pouco ou nenhum intervalo entre eles.
O que acontece com meu corpo durante o CrossFit?
Estudos feitos para investigar a forma como nosso corpo reage à prática do CrossFit revelaram que esse esporte provoca diferentes efeitos dentro das várias etapas que compõem o ciclo de treinamento.
De forma resumida, essas reações acontecem tanto durante, quanto antes e depois do treino. Vamos a elas:
Pré-treino
No momento do pré-treino, o corpo já fica em estado de atenção e alerta dada a excitação que o CrossFit costuma provocar.
Nessa hora, o corpo já começa a se preparar para o treino, levando a um aumento da capacidade de consumo de oxigênio por parte do organismo.
Aquecimento
No aquecimento, a temperatura corporal aumenta e o organismo passa a funcionar de forma a distribuir a energia de modo mais eficiente pelo corpo.
Para isso, ocorre a dilatação dos vasos dos músculos. Ou seja, aumenta o fluxo sanguíneo para um melhor transporte de oxigênio para os órgãos.

Alongamento dinâmico
A segunda etapa treina o cérebro para assimilar os movimentos corretos do exercício de alta intensidade. Essa preparação neural ajuda o praticante a executar melhor os movimentos, evitando lesões e economizando energia.
WOD
Na fase mais empolgante e dinâmica do treino, acontece o aumento da frequência cardíaca e aumento da velocidade respiratória. Isso ocorre para que o corpo seja abastecido com a quantidade de oxigênio necessária.
Porém, em exercícios mais intensos, o organismo aciona os sistemas energéticos de rápida resposta e curta duração que não dependem de oxigênio.
Pós-treino
Por fim, quando o treino se encerra, o corpo do praticante de CrossFit continua produzindo neurotransmissores hormonais. São eles a serotonina, testosterona, cortisol e liberação de GH (hormônio do crescimento), por exemplo.
Eles ajudam a dar uma sensação de prazer, euforia e alívio. Além disso, há também o aumento da produção de mitocôndrias e da reserva de glicogênio muscular, que ajudam a gerar mais energia para a prática esportiva.
CrossFit traz riscos para o meu corpo?
Como qualquer outro esporte, o CrossFit também carrega riscos à saúde dos seus praticantes.
Da mesma forma que a ciência indica que há benefícios para o CrossFit, estudos recentes também apontam para o perigo de lesões causadas por movimentos repetitivos, sobretudo na região da coluna e nos ombros.
Porém, vale ressaltar que as lesões também estão associadas à sobrecarga e ao excesso de treinos.
Da mesma forma que a prática esportiva é benéfica por ser estimulante e gerar sensação de prazer, ela pode se tornar viciante e levar a pessoa a se esforçar para além dos limites que o seu corpo aguenta.
Portanto, é necessário ter cuidado e sempre se consultar com professores e profissionais preocupados com a saúde e bem-estar dos seus alunos.
Está na dúvida? O Instituto Olimpo te ajuda

Quer começar a praticar CrossFit, mas tem receio de não conseguir se adaptar ao treinamento intenso?
Já pratica, mas sente que está fazendo algum movimento errado a ponto de sentir um princípio de lesão?
Então, conheça a equipe multidisciplinar do Instituto Olimpo! Em nossa clínica, você terá um suporte completo que vai te ajudar na prevenção, tratamento e recuperação de lesões, além de te ajudar com um planejamento estratégico se estiver em um processo de iniciação esportiva.
Para tirar suas dúvidas e entrar em contato é fácil, basta nos mandar uma mensagem!
Se quiser nos conhecer pessoalmente, também será um prazer te receber.
- Unidade Moema
Av. Ibirapuera, 2907, Sala 503. Moema, São Paulo – SP
- Unidade Itaim Bibi
Sobreloja, R. Clodomiro Amazonas, 479. Itaim Bibi, São Paulo – SP
E lembre-se, somos todos atletas!