
Maratona e o desafio mental de correr 42 km
22/09/2025
Minha primeira maratona chegou! E agora?
13/10/2025Nascido para correr… e para cuidar do corpo enquanto corre!
Já ouviu falar do livro “Nascido para correr” de Christopher McDougall? Então este é o nosso convite para falarmos sobre cuidado com o seu corpo e essa paixão que nos move.
Mais do que correr, é uma jornada sobre o que nos torna humanos
O livro Nascido para Correr não é somente sobre ultramaratonas, povos nativos ou desafios extremos. É, acima de tudo, uma investigação sobre por que corremos e como isso nos conecta à nossa essência humana.
Ao narrar a busca por entender por que sentia dores mesmo sendo um corredor experiente, Christopher McDougall mergulha em uma jornada que atravessa ciência, cultura, fisiologia e história evolutiva.
Ele nos apresenta os Tarahumara, povo indígena do México que corre centenas de quilômetros por puro prazer, sem lesões, sem tecnologia, sem planilhas.
Mas então por que, no mundo moderno, corredores amadores vivem machucados?

O paradoxo do corredor moderno
Se somos biologicamente programados para correr, por que tantos se lesionam? O livro sugere algumas respostas:
- A desconexão com o movimento natural. Afinal, corremos em excesso, com técnica ineficiente, sob pressão de performance e sem escutar o corpo.
- A supervalorização do equipamento e a negligência da base. Buscamos tênis de última geração, mas esquecemos da mobilidade, do fortalecimento e da alimentação.
- A falta de comunidade. Perdemos o senso de pertencimento e de correr por prazer, como faziam os Tarahumara.
O que os Tarahumara podem nos ensinar sobre correr?

Apesar de toda a distância cultural, há ensinamentos do livro que se encaixam perfeitamente com o que defendemos na nossa prática aqui na Olimpo.
Corpo forte começa pelo pé (e pela consciência corporal)
A corrida natural dos Tarahumara reforça a importância da biomecânica eficiente. No Instituto Olimpo, usamos avaliações funcionais e análise de movimento para entender como cada pessoa corre e como evitar sobrecargas antes que virem lesão.
O corpo responde ao que você oferece a ele
Os Tarahumara se alimentam de forma simples, natural e funcional. Nossa equipe de nutrição trabalha com planejamento realista, que respeita o estilo de vida e a fase de treino do atleta amador, com foco em energia, imunidade e recuperação.
Correr é também sobre mente e prazer
Talvez o maior ensinamento do livro: os Tarahumara correm sorrindo.
No Instituto Olimpo, buscamos resgatar essa leveza. Performance não é sobre sofrimento constante, mas sobre respeitar o corpo, adaptar o plano, e manter-se saudável ao longo da jornada.
Você pode ser “nascido para correr”, mas precisa ser orientado para continuar correndo
Corremos porque fomos feitos para isso , mas corremos…
- Melhor, quando somos acompanhados.
- Com menos dor, quando respeitamos a individualidade.
- Mais longe, quando temos um time por trás cuidando do movimento, da alimentação e da saúde geral.
No Instituto Olimpo, unimos ciência, prática clínica e escuta ativa para que a corrida seja parte da sua vida, e não o motivo da sua dor.
Inspirados por histórias como a dos Tarahumara, ajudamos cada atleta a encontrar o seu ritmo, o seu propósito e a sua constância. Porque no fim das contas, você não corre só para completar uma prova.
Você corre porque isso te faz sentir vivo. E nosso trabalho é garantir que você continue assim: inteiro, feliz e correndo.
Lembre-se: somos todos atletas.
Eduardo S. B . Franco
Crefito 233177-F